domingo, 24 de agosto de 2008

A Democracia

A DEMOCRACIA

Para entendermos democracia basta analisarmos a formação da palavra, demo (povo) e cracia (governo). Democrático é aquele governo que valoriza a opinião do povo. É totalmente diferente da ditadura, que é um governo no qual prevalece a imposição de normas que não podem ser contestadas e levado na base da violência.
Em Atenas, assim como nos nossos dias na maioria dos países, prevalecia democracia. O povo era ouvido em assembléias abertas em que cada um poderia expor seu pensamento, dar sua opinião. Ou seja, era um governo direto, no qual os direitos dos cidadãos eram realmente levados em conta. As leis eram feitas, aprovadas ou não, por meio da Eclésia que era a reunião de todos ou a maioria dos cidadãos, ou seja, o povo escolhia o que acreditava ser o melhor.
Hoje em dia a democracia também é usada, porém com algumas diferenças. Atualmente o governo é representativo, ou seja, o povo escolhe seus representantes por meio do voto, que é uma das melhores formas de mostrar sua vontade, expor seu pensamento.
Apesar das diferenças e dos problemas é bom que prevaleça a democracia, pois é o único sistema em que a opinião de cada um é levada em conta e não imposta somente a vontade de alguns ou de apenas uma pessoa.

Gleisa Campos (1º F)

Nenhum comentário: