ESTRUTURA DO PROJETO:
1. TEMA: “CINEMA E FILOSOFIA NA ESCOLA”
2. IDENTIFICAÇÃO (AUTOR):
Profº Esp. Marcos Ramon Gomes Ferreira
3. INTRODUÇÃO
A arte possui uma conexão direta com a história da humanidade. Através da arte representamos o nosso mundo, expressamos sentimentos e procuramos uma compreensão razoável para nossas ações. Sem a arte não existiria possibilidade de uma existência humana autêntica, porque não teríamos uma linguagem ligada às nossas paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial.
O cinema (considerado como sétima arte) possui uma história recente. Surgiu na passagem do século XIX para o século XX como expressão da técnica e realização do desejo humano de guardar cenas para não perdê-las na memória. Mas apesar de sua ainda breve história, o cinema já nos trouxe muitas possibilidades de encantamento e reflexão. Mas a reflexão, para não se perder na banalidade do cotidiano, precisa de um direcionamento. É necessário refletir, mas com cuidado, para que não se perca a essência do discurso enunciado.
É aqui que entra o papel da filosofia. Como bem nos lembrava Aristóteles, nós não podemos fugir do amor à sabedoria. Se procurarmos um bom motivo para não filosofar, já estaremos filosofando. No entanto, podemos nos isentar até mesmo de pensar, e isso acontece sempre que aceitamos a realidade das coisas sem querer entender os porquês. Ou quando negligenciamos nossos sentimentos por conta das convenções sociais ou regras que nos são impostas. Por isso é essencial à existência do ser humano o bem pensar, o refletir cuidadoso, que nos tiram de um estado de apatia e nos lançam a um momento de paixão pelo saber e pela existência.
É neste sentido que o projeto “Cinema e filosofia na escola” procura unir estes dois âmbitos da existência, relacionando a expressão artística (representada pelo cinema) e a necessidade da reflexão cuidadosa (uma das tarefas essenciais da filosofia), possibilitando aos nossos estudantes, professores e funcionários, alguns momentos de contato com a boa arte e com o bom debate, para que possamos recuperar o fôlego e batalhar por nossas atividades cotidianas, mas sem perder de vista que somos humanos e não máquinas e que, por isso, temos sempre algo oculto que ainda precisa ser investigado.
4. OBJETIVOS:
4.1. Geral:
· Possibilitar o diálogo e o debate entre a linguagem cinematográfica e a reflexão filosófica, além das possíveis conexões com outras áreas de conhecimento.
4.2. Específicos:
· Despertar o interesse pelo cinema e pela arte;
· Motivar a reflexão filosófica a partir da análise de filmes;
· Criar um espaço de socialização dentro da escola mediado pelo contato com o cinema;
· Possibilitar o debate interdisciplinar em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes.
5. JUSTIFICATIVA:
O projeto “Cinema e filosofia na escola” elege a linguagem artística e a reflexão filosófica como elementos norteadores de uma possível aproximação entre estudantes, professores e funcionários no Colégio Universitário. No entanto, é importante lembrar que o conhecimento é um só e que a separação dos saberes proposta por Descartes não elimina o caráter unificador das produções humanas. Sendo assim, esse projeto revela sua importância na tentativa de agregar valores, experiências e reflexões comuns a diversas disciplinas, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da escola, independente da sala de aula.
A formação escolar não pode se resumir à mera transmissão de conteúdos e à rotina do dia-a-dia escolar. Neste sentido, criar um momento alternativo e espontâneo de debate se faz uma necessidade para todos nós.
Outro fator importante é que a essência do projeto o coloca não na perspectiva de uma obrigação escolar, mas na liberdade de ter uma opção a mais para aproveitar os espaços já utilizados por todos nós. Além disso, é essencial que nossos estudantes (além, é claro, dos professores e funcionários) tenham acesso ao cinema que não aparece na estrutura já determinada e padronizada da mídia, podendo assim entrar em contato com linguagens diferentes e expressões distintas do fazer humano.
6. METODOLOGIA
A metodologia a ser empregada durante o projeto “Cinema e filosofia na escola” será a exibição de filmes pertinentes que possibilitem uma reflexão filosófica sobre temas atuais, tais como: ética (liberdade, valores, meio ambiente), ciência (técnica, limites do conhecimento), política (ideologia), etc., e suas possíveis conexões com as demais áreas do conhecimento.
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